quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os carros mais bonitos da história da F-1

Por trás da toda a eletrônica em que consiste um carro de Fórmula 1 está o aspecto estético. Eles são importantes, principalmente, para satisfazer aos interesses dos patrocinadores, cujas marcas ficam estampadas na carenagem dos carros.
Nesse quesito, há modelos que me permito destacar como os mais belos:



A Arrows A2, de 1979, que foi pilotada por Jochen Mass e Riccardo Patrese.
Sua pintura dourada, devido ao seu patrocinador principal (a cerveja Warsteiner) e seu belo desenho são o diferencial deste belo modelo.



A Ferrari 643, usada por Alain Prost e Jean Alesi em 1991. Além do modelo belíssimo, o vermelho ao mesmo tempo era fosco e reluzente. A tonalidade do aerofólio dianteiro era como a coloração de uma pintura feita com lápis de cor, e havia total predominância da cor vermelha. As letras negras contrastavam com o escudo amarelo, símbolo máximo da escuderia italiana.



A Ferrari F-2007 e F-2008 (foto acima), de Felipe Massa e Kimi Raikkonen, se destaca justamente por ter retornado a predominância do vermelho em carro, em substituição aos detalhes em branco (horríveis em minha modesta opinião).



A Jaguar, com seu verde meio que perolizado, também é um dos mais belos.
O modelo da foto é o R4 de 2003, que foi pilotado por Antonio Pizzonia, Mark Webber e Justin Wilson.



A Mclaren "Flecha de Prata", tinha como beleza o casamento perfeito entre as cores prata e preto. Este modelo da foto é o MP4-16 de 2001, guiado por Mika Hakkinen e David Coulthard.



A Lotus que Ayrton Senna pilotou no seu início de equipe era toda preta com detalhes dourados que exibiam o anúncio de uma famosa marca de cigarros (John Player Special) no aerofólio traseiro e nas laterais. Na minha opinião foi o carro mais bonito de toda a história da F-1.

Nenhum comentário: