sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O maior duelo da Fórmula 1 em todos os tempos: Villeneuve X Arnoux


Dijon-Prenois, 1º de julho de 1979, foi testemunha do maior duelo da história da Fórmula 1.
Os protagonistas da "Batalha de Dijon": O mítico piloto canadense Gilles Villeneuve com sua Ferrari nº 12 (o número 27, histórico de Gilles, passou a ser usado em 1981), e René Arnoux, na época um jovem piloto francês, arrojado, em nada parecendo com o mesmo em fim de carreira.
As três voltas finais da corrida foram um show á parte: Na disputa do segundo lugar, Villeneuve e Arnoux, trocaram 7 vezes de posição, tocando roda com roda, fritando pneu e com um grande detalhe: sem manobras ilegais, dois pilotos numa ferrenha briga e ambos jogando extremamente limpo. Deram um show fantástico nas velozes curvas de Dijon.
O vencedor da prova foi Jean-Pierre Jabouille, a primeira dele e da Renault na F-1. Mas diante do show de Villeneuve e Arnoux, o primeiro lugar acabou sendo "irrelevante".
A vitória de Jabouille foi histórica, já que foi a primeira vitória de um carro usando motor turbo na Fórmula 1, e uma vitória 100% francesa: carro, motor, pneu e combustível "gauleses".
Duas semanas depois em Silverstone, Villeneuve e Arnoux foram chamados pela alta cúpula da GPDA (Grand Prix Drivers Association ou em português Associação de Pilotos de Grandes Prêmios), que era formada na época por Niki Lauda, Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni e Jody Scheckter, para dar explicações sobre a disputa em Dijon.

Niki Lauda esbravejou, dizendo:" Vocês pilotaram de maneira muito perigosa em Dijon e danificaram a imagem do esporte".

O temperamental René Arnoux soltou o verbo: "Com você isto jamais teria acontecido...pois você levantaria o pé logo de cara."
O carismático e inesquecível Gilles Villeneuve, um mito, ídolo"tifosi" e da Fórmula 1, virou as costas para todos na sala, e simplesmente saiu, rindo.

Frases dos protagonistas do histórico duelo:

"Nunca vou esquecer do meu duelo com Gilles. Você só pode correr daquele jeito contra quem confia plenamente. Ele me bateu, e ainda por cima na França, mas isso não me aborrece. Sabia que havia sido batido pelo melhor piloto do mundo."

René Arnoux

"Foi o meu melhor momento na Fórmula 1. Eram apenas dois caras brigando por um segundo lugar sem nenhum truque sujo. Foi fantástico, adorei aquele momento."

Gilles Villeneuve

E quase 30 anos já se passaram...mas este fantástico duelo jamais será esquecido.


Vídeo da histórica "Batalha de Dijon" - 1979

Nenhum comentário: