O início dos anos 70 foi um momento emocionante para o automobilismo sueco, com a ascensão ao estrelato de Ronnie Peterson e Gunnar Nilsson. Sven Smokey Asberg sonhou em construir um autódromo na Suécia, e adquiriu um pedaço de terra, a 130km de Gotemburgo e a 400km de Estocolmo.
Ronnie Peterson não havia vencido nenhuma prova, na medida em que o Campeonato Mundial de Fórmula 1 chegara pela primeira vez em Anderstorp, em 1973. A prova foi batizada com o nome de "Scandinavian Raceway". O sueco, então piloto da Lotus, correndo em casa, liderava a corrida de estréia do circuito na F1 até sofrer um problema que tirou sua 1º vitória na Fórmula 1, Denny Hulme venceu a prova com Peterson chegando ainda em 2º. Peterson veio a obter sua primeira vitória na categoria, na corrida seguinte na França.
No ano seguinte, Jody Scheckter e Patrick Depailler fizeram a dobradinha da Tyrrell. Em 1975, Niki Lauda obteve a primeira de suas duas vitórias no circuito escandinávio. Em 1976, novamente Jody Scheckter venceu em Anderstorp, repetindo a dobradinha de 74 com Patrick Depailler, a primeira vitória de um carro de seis rodas da história da Fórmula 1.
Em 1977, Jacques Lafitte e Ligier obtiveram sua primeira vitória na F1. Em 1978, mais uma vitória de Niki Lauda pela Brabham BT46B, com seu "ventilador"traseiro, que posteriormente foi proibido.
No mesmo ano de 78, morreram Ronnie Peterson e Gunnar Nilsson. Ronnie morreu após um grave acidente no GP da Itália, em Monza e Gunnar de câncer. O Grande Prêmio da Suécia não poderia sobreviver sem eles. Desde então, Anderstorp jamais voltou ao calendário da Fórmula 1.
Hoje, Anderstorp é utilizado para algumas competições de turismo européias e para eventos nacionais.
Traçado do circuito de Anderstorp
Dê uma volta virtual em Anderstorp
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário