sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Biografias - Pilotos F-1 - Kimi Raikkonen

A partir de hoje, estarei postando biografias sobre os pilotos da Fórmula 1.
Hoje, até como forma de homenagem pelo seu aniversário, começaremos com a biografia do atual campeão mundial: Kimi Raikkonen.

Kimi-Matias Raikkonen nasceu na cidade de Espoo na região metropolitana de Helsinki, capital da Finlândia, no dia 17 de outubro de 1979. Kimi era uma criança quieta, calada, mas com muita energia. Não gostava de estudar. No inverno levava duas mochilas para a escola, porque na volta ele fazia um trenó. Desde cedo gostava de esportes. Uma paixão de Kimi era, e ainda é, o Hockey no gelo, ele jogou no time de Espoo, mas os treinos eram muito cedo, 7 da manhã, e Kimi, que não é de acordar muito cedo, fazia esforços para treinar.
Seu primeiro contato com velocidade foi com motocross, logo aos 3 anos de idade. Além disso, a mãe de Kimi, Paula, fala que ele e seu irmão Rami passavam o dia correndo de bicicleta no quintal de casa.
Kimi começou no Kart aos 8 anos de idade. A familia não tinha muito dinheiro, seu pai Matti, era construtor de estradas. A casa onde viviam não tinha banheiro dentro. Então seu pai economizou para construir um banheiro, mas depois resolveu usar o dinheiro para comprar um kart para o filho.

A trajetória de Kimi: Do kart para a Fórmula 1

Kimi começou no kart com 8 anos de idade, sua primeira pista foi o circuito de Bembole em Espoo, sua cidade natal. Sua primeira competição foi a Mini Raket Karting, onde chegou em segundo lugar na classificação geral, o vencedor foi Toni Vilander. Depois Kimi foi para a Fórmula A100 C, onde venceu sua corrida de estréia. Toni Vilander era um dos principais adversários de Kimi nessa época. Mas com o tempo aprenderam a se respeitar e se tornaram amigos. Tanto que até serviram o exército juntos.

Em 1999, Kimi foi campeão finlandês de kart.
Aos 19 anos mudou-se para a Inglaterra, onde correu pela F-Renault inglesa e venceu 4 provas da série de inverno, correndo pela equipe Manor Motorsport.
Em 2000, ainda na F-Renault, ganhou 7 das 10 provas e se sagrou campeão. Ainda em 2000, participou de 3 provas do campeonato Europeu de F-Renault das quais venceu 2, conseguindo 2 pole positions e duas voltas mais rápidas.
Estes bons resultados chamaram a atenção de Peter Sauber, então chefe da equipe da Sauber Petronas de Fórmula 1, que o chamou para fazer testes em Mugello.
Os bons resultados nos testes lhe garantiram um lugar como piloto titular da equipe. Porém, com 21 anos e apenas 23 corridas profissionais no curriculo, era um piloto inexsperiente para a categoria, o que rendeu muitos protestos contra a entrada do finlandês na F1.
No entanto, a FIA lhe consedeu uma superlicença provisória que, conforme os resultados obtidos nas primeiras corridas, lhe manteriam ou não na categoria.
No GP da Austrália em 2001, fez sua estréia na F1. Largando em 13º, surpreendeu à todos ao chegar em 6º lugar na corrida e marcar seu primeiro ponto (na época apenas os 6 primeiros pontuavam). Acabou o campeonato em 9º lugar com 8 pontos conquistados.

Na temporada seguinte, em vista aos belos resultados de sua temporada de estréia, foi contratado por Ron Dennis para substituir o recém-aposentado e compatriota Mika Hakkinen. Em sua corrida de estréia na equipe na Mclaren, na Austrália, conquistou seu primeiro pódio da categoria ao chegar em terceiro lugar. Em seu primeiro ano de Mclaren, ficou na sexta colocação no campeonato com 24 pontos conquistados.
Em 2003, veio a primeira vitória, na Malásia. Por muito pouco não foi campeão mundial já naquele ano, foi vice-campeão, apenas a dois pontos do campeão Michael Schumacher.
Em 2004, apenas uma vitória: em Spa na Bélgica e o sétimo lugar no campeonato com 45 pontos.
Em 2005, foi vice-campeão, mas sofreu com vários problemas que poderiam fazer com que dificultasse ainda mais o título de Fernando Alonso. Foram 7 vitórias e 5 poles.
Em 2006, seu último ano pela escuderia de Woking, foi apenas o 5º colocado na classificação com 65 pontos.
2007 foi o ano da mudança para a Ferrari, com a missão de substituir nada mais que o heptacampeão Michael Schumacher, que havia encerrado sua carreira.
Na primeira corrida pela escuderia de Maranello, venceu o GP da Austrália. Sofreu com altos e baixos até a metade da temporada, quando começou a arrancada para o tão sonhado título: Foram 5 vitórias e o título veio no GP do Brasil após tirar 17 pontos em 2 corridas do até então favoritíssimo Lewis Hamilton.
2008 não vem sendo um bom ano para o campeão: apenas 2 vitórias (Malásia e Espanha) em 16 provas já disputadas.
Agora é esperar 2009...


Kimi e seu primeiro cart aos oito anos



Kimi na Fórmula Renault, em 1999 aos 20 anos



Na Sauber em 2001, a estréia de Kimi na F1



De 2002 á 2006 pela Mclaren: as primeiras poles e vitórias de Kimi na F1



Na Ferrari á partir de 2007 - o tão sonhado título...



Kimi com seus pais: Paula e Matti

2 comentários:

Carol♥ disse...

Oiii
Sou super Fã do kimi, parabéns!
Tenhu um blog sobre ele: welovekimi.blogspot.com

Unknown disse...

Sou um grande fã dele, um dos melhores pilotos que vi correr. De verdade. KIMI RAIKKONEN FERAA!